Linhas de atuação - Incentivo à Excelência - Prêmio Fundação Bunge - Fundação Bunge
Texto

Incentivo à Excelência

Prêmio Fundação Bunge

Logo Prêmio Fundação Bunge

A primeira iniciativa da Fundação Bunge, o Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955, como forma de incentivar a inovação e a disseminação de conhecimento. É concedido anualmente a personalidades de destaque em diversos ramos das Ciências, Letras e Artes no País e tem 2 categorias:

  • "Vida e Obra", em reconhecimento à obra consolidada de um especialista;
  • "Juventude", que premia jovens talentos.

Os candidatos não são inscritos, mas sim indicados por dirigentes de universidades e entidades culturais e científicas. Uma Comissão Técnica, composta por cinco membros, sendo um do exterior, em cada área de premiação, seleciona os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria "Vida e Obra", indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a Comissão Técnica escolhe diretamente os homenageados do ano.

O Grande Júri, formado por representantes de entidades científicas e culturais, reitores e ministros de Estado, sob a direção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tem a responsabilidade de escolher os contemplados na categoria "Vida e Obra".
Desde sua criação já foram contempladas 163 pessoas.

Consulte o regulamento do Prêmio Fundação Bunge.

Veja a página do Premio 2010

Premiados

Veja a galeria de premiados

 

Edição 2011

Em 2011, o Prêmio Fundação Bunge, em sua 56ª edição, contempla 04 pesquisadores das áreas Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Agrárias.

Além de diploma e medalha, os agraciados na categoria "Vida e Obra" receberão R$ 100 mil e os contemplados em "Juventude" serão premiados com R$ 40 mil, em cerimônia realizada em São Paulo.

Durante o ano, também acontecerá o Seminário Internacional do Prêmio Fundação Bunge sobre as duas áreas de premiação, em parceria com a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.