Linhas de atuação - Continente Preservação da Memória - Centro de Memória Bunge - Fundação Bunge

Centro de Memória Bunge

O Centro de Memória Bunge foi criado em 1994 com o objetivo de reunir, tratar e disponibilizar o patrimônio histórico da Bunge Brasil. É um dos mais ricos acervos de memória empresarial do País, reunindo documentos de várias naturezas - cartográficos, iconográficos, tridimensionais, textuais e outros - com uma história de mais de 100 anos de Brasil e quase 200 de mundo - e com uma inserção nos âmbitos da indústria, da navegação e do agronegócio. Paralelamente, o Centro de Memória Bunge organiza atividades que aproximam seu acervo da sociedade e que estimulam outras instituições a fazer o mesmo.

ATIVIDADES
  • Atendimento a pesquisas
  • Exposições temáticas
  • Processamento técnico
  • Jornadas Culturais
  • Oficinas de preservação
  • Visitas Técnicas
  • Integração de colaboradores Bunge

Jornadas Culturais

As Jornadas Culturais sintetizam uma ação essencialmente educativa e cultural cujo objetivo é estimular o processo de conscientização sobre a preservação do patrimônio. O projeto oferece palestras e/ou workshops que são ministrados por profissionais de História, Arquivística, Museologia, Educação, Educação Patrimonial, Comunicação. As Jornadas Culturais são feitas em parceria com instituições públicas e privadas e, a partir de 2009, também é oferecida em várias regiões do Brasil. Desde seu lançamento, já foram realizadas 52 Jornadas Culturais, que reuniram 2.306 pessoas.

Confira a programação de 2019

Acervo

• Mais de 600 mil imagens - fotos em papel, diapositivos de vidro, cromos, gravuras, pinturas e mapas
  • 1.300 caixas com documentos variados
  • 3 mil peças de filmográfico
  • Mais de 1.200 peças que documentam a evolução dos costumes, técnicas e processo industriais, design, marketing e propaganda
  • 100 horas de depoimentos de colaboradores Bunge
  • 252.157 pessoas atendidas em 15 anos

acesse o material

Exposições Temáticas outras exposições

Exposição Um Brasil de Sabores (2009) Exposição Um Brasil de Sabores (2009) Nessa exposição, é possível conhecer as origens da cozinha brasileira, a influência dos imigrantes e como a cultura criou e modificou nossos sabores. Veja também: curiosidades, hábitos e a sustentabilidade no consumo e na produção de alimentos.

Você sabia?