Site incentiva a formação de leitores com quizzes sobre literatura infantil - Novidades - Fundação Bunge

Site incentiva a formação de leitores com quizzes sobre literatura infantil

Publicado em 13/09/13 às 16h45 envie a um amigoenvie para um amigo imprimir esta

O incentivo à leitura nas crianças e jovens, contribuindo para uma geração de cidadãos aptos em leitura e mais conscientes, é uma das principais metas da Fundação Bunge. Pensando nisso, hoje trazemos mais uma indicação com esse objetivo: o site Devoradores de Livros.

Recém-lançado, o site chega como uma poderosa ferramenta para pais e educadores que buscam despertar, nas crianças, o gosto pelos livros, além de estimular a compreensão do texto e contribuir para a escrita criativa. A ideia é disponibilizar jogos de perguntas e respostas, do tipo quiz, sobre livros de literatura infantil, e premiar virtualmente as crianças de acordo com seu desempenho. Assim, a ferramenta gera um estímulo para que as crianças busquem livros que tenham visto e cujo quiz gostariam de fazer, criando um círculo virtuoso, que ajudará a ampliar seu horizonte de leitura.

O site parte do princípio pedagógico de que a leitura é uma atividade que demanda iniciação e que uma das formas mais eficientes de promovê-la é oferecer opções variadas às crianças. “Quando a criança tem acesso às varias opções de livros, ela pode refinar sua escolha, encontrar seu perfil e se tornar o autor de sua própria leitura”, explica Sonia Rodrigues, consultora do site Devoradores de Livros, professora, escritora e PhD em Literatura pela PUC-RJ.

A ferramenta já foi aplicada com sucesso em países como Alemanha e Estados Unidos. No Brasil, mesmo antes da inauguração oficial da plataforma, o Devoradores de Livros já contava com cerca de 700 estudantes das redes pública e privada de ensino, e mais de cinco mil quizzes respondidos.

Atualmente, o Devoradores de Livros conta com mais de 500 quizzes de diferentes títulos. Para utilizar o site, é necessário um cadastro, que dá acesso a dois quizzes gratuitos para teste. A partir dessa experiência, o serviço é pago, com planos de assinatura semestral ou anual. Há também planos especiais para escolas.

Para conhecer o site, acesse: www.devoradoresdelivros.com.br.