Formação e inserção de jovens e pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Rondonópolis - Novidades - Fundação Bunge

Publicado em 27/06/18 às 13h00 envie a um amigoenvie para um amigo imprimir esta

A partir de uma iniciativa da Bunge Brasil, por meio da sua entidade social Fundação Bunge, empresas e entidades do município de Rondonópolis (MT) se uniram na última terça-feira, 26 de junho, em prol de uma parceria que irá contribuir com o desenvolvimento econômico e social da cidade, buscando soluções para a formação, qualificação e inserção de jovens entre 14 e 29 anos e de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A primeira reunião do grupo foi realizada na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), e contou com a presença de representantes da ACIR, Associação Kobra, Conselho Tutelar da Criança e Adolescente de Rondonópolis, Bunge (Unidade Rondonópolis), Fundação Bunge, Novanis/Agroceres, Sementes Adriana, SENAI Rondonópolis, SESI Rondonópolis, Sindicato da Indústria da Alimentação da Região Sul do Estado de Mato Grosso (SIAR) e Sistema Federação das Indústrias no Estado do Mato Grosso (FIEMT), além da secretária de Assistência Social de Rondonópolis, Márcia Rottilli.

A iniciativa visa definir ações que serão colocadas em prática no segundo semestre deste ano por meio do trabalho em rede. Tudo será pensado, construído e implementado em conjunto com o objetivo de ampliar a política de investimento social no município; fortalecer a economia na região; atender a demanda das empresas de Rondonópolis, que hoje têm como um dos principais desafios a contratação de mão de obra qualificada; e fazer cumprir duas importantes leis para inclusão: a Lei da Aprendizagem, que determina que todas as empresas de médio e grande porte devem contratar de 5% a 15% de jovens entre 14 e 24 anos; e a Lei para PCD’s, que garante a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com algum tipo de deficiência.

O grupo voltará a se reunir no mês de agosto para definir as primeiras ações da parceria. Os participantes acreditam que a iniciativa é um passo importante para o desenvolvimento econômico e bem-estar da população de Rondonópolis e os desafios socioeconômicos da região serão superados por meio do esforço integrado entre empresas, governos, sociedade civil e entidades, pela construção de uma agenda comum de trabalho, pela atuação partilhada e pelo diálogo. O trabalho da rede será oficialmente lançado no segundo semestre deste ano e está aberto a outras empresas e entidades que queiram participar.