Outubro: mês da leitura, do livro e também de Feiras Literárias

Publicado em 28/10/10 às 09h30 envie a um amigoenvie para um amigo imprimir esta

Outubro, mês em que se comemora o dia da leitura e do livro, foi também marcado por Feiras Literárias do programa de voluntariado e formação de educadores Comunidade Educativa. Paranaguá (PR), Suape (PE), Gaspar (SC), Uruçui (PI) e Santa Juliana (MG), realizarem suas Feiras Literárias, juntamente com as escolas parceiras, com o objetivo de estimular a aproximação de alunos, familiares, funcionários e comunidade em geral com o universo da leitura.

Em Paranaguá (PR), a Feira Literária “Nas águas da imaginação” foi realizada no dia 22/10 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade e envolveu alunos e professores de 16 escolas municipais.  As diversas atividades realizadas, como declamação de poesias, cantinhos de leitura, teatro musical, exibição de filmes e confecção de livros, aconteceram no Terminal de Ônibus Central de Paranaguá e reuniram cerca de 700 pessoas.

Já em Suape (PE) a Feira, realizada em 21/10, teve como tema “O rio nosso de cada dia”, com atividades, para alunos da escola municipal Agro Urbana, como cineminha, exposições de trabalhos sobre o tema Água, poemas ao pé do ouvido, brincadeiras, além de oficinas com o grupo de contadores de histórias Quinquim, da Biblioteca Municipal de Ipojuca.

A Feira Literária de Gaspar (SC) aconteceu nos dias 26 e 27/10, juntamente com o X Concurso de Declamação de Poesias, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Com o tema “Um Chá com Alice”, a programação do evento contou com apresentações musicais, teatrais e folclóricas de alunos das escolas envolvidas, contação de histórias com o Grupo de Professores do PROLER, conversa com escritores de Gaspar, além de oficinas culturais, todas baseadas no tema da Feira.

Uruçui (PI) reuniu, em 08/10, 2.500 pessoas em sua Feira Literária “As Aventuras Literárias pelo Reino das Águas Claras”, que aconteceu na Praça Matriz da cidade. As atividades foram diversas: contação de histórias, pescaria de palavras, poço dos desejos/gotas com indicação literária (construção de um poço com caixas de leite vazias para que as crianças escrevam seus desejos relacionados à preservação do meio ambiente), Boca no trombone (espaço para denúncia de situações de descaso com o meio ambiente; sugestões de medidas simples de preservação do planeta), teatro de fantoches, sombra e dedoches, coral etc.

Em Santa Juliana (MG) o evento aconteceu em 07/10, em praça pública, em parceria com as escolas municipais Manoel Ferreira da Cunha, Ana Ambrosina do Carmo, Maria Eugênia Naves e Tarcila Neves da Costa. O tema trabalhado foi “Literagua”, com atividades como sarau de poemas ao pé do ouvido, oficinas de trovas, teatro de sombras, pesca palavras, cineminha e momento para ouvir histórias.

Confira algumas imagens:

Feira Literária em Paranaguá (PR)

Feira Literária - Suape (PE)

Feira Literária em Gaspar (SC)

Feira Literária em Uruçui (PI)

Feira Literária em Santa Juliana (MG)