Comunidade Integrada - Projetos - Fundação Bunge

Comunidade Integrada

Um programa de desenvolvimento territorial sustentável

Diagnóstico Integrado em Socioeconomia

Análise da realidade regional e local, para identificar as potencialidades, relações com as comunidades locais, projeção de impactos e dimensionamento dos riscos e oportunidades dos investimentos da Bunge nas várias dimensões.

Elaboração do Plano de Gestão Integrada

Pesquisa e detalhamento das iniciativas estratégicas que serão priorizadas e transformadas em Programas e Projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região.

Execução do Plano de Gestão Integrada

Implantação dos programas e projetos priorizados e detalhados no Plano e o monitoramento das ações desenvolvidas - mecanismos de gestão e avaliação. A proposta é realizar um trabalho de co-responsabilidade, onde a empresa, a comunidade e o poder público serão parceiros no desenvolvimento da região.
O Comunidade Integrada é desenvolvido nos Estados do Tocantins, nos municípios de Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins e do Pará, nos municípios de Barcarena e Itaituba.

No Tocantins o programa foi iniciado em 2011 e contempla três grandes frentes:

Relacionamento com a comunidade, que tem como objetivo fazer com que a comunidade tome conhecimento sobre o empreendimento Bunge na região e também proporcionar que o empreendimento faça parte da comunidade.
Fortalecimento da gestão Pública, que visa colaborar com os municípios de Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins no desenvolvimento do território, no que se refere à infraestrutura, gestão dos conselhos municipais e capacitação para gestão das políticas públicas tributárias e orçamentárias.
Apoio ao Desenvolvimento Humano e Econômico, que busca promover o desenvolvimento da comunidade por meio de cursos profissionalizantes, desenvolvimento de fornecedores, entre outras ações.

Resultados do programa no Tocantins (2011/2014 – até abril)

• Investimento - O investimento da Fundação Bunge nas ações do programa somará R$ 5 milhões (2010 e 2015), sendo que entre 2010 e 2014 (até o mês de abril), já foram investidos R$ 4,1 milhões.
  • Formação de empreendedores locais - 12 cursos de formação envolvendo mais de 80 empresas - Parceria: SEBRAE/TO e COAPA.
  • Fortalecimento da cadeia produtiva - 3 rodadas de negócios com empresas sediadas no Estado do Tocantins e participação da Usina Pedro Afonso como empresa âncora. Mais de 4 milhões de reais movimentados em negócios futuros.
  • Inclusão produtiva e associativismo - 3 cursos de empreendedorismo e associativismo atendendo mais de 95 mulheres – Parceria: SEBRAE/TO e Clube de Mães de Pedro Afonso; 6 cursos de vestuário (costureira em tecido reto e malha) para 135 mulheres da comunidade e associadas do Clube de Mãe de Pedro Afonso – Parceria: SENAI/TO
  • Formação de educadores - mais de 390 professores, coordenadores pedagógicos, diretores e técnicos das redes públicas municipais envolvidos nas atividades de formação e nos três seminários de educação – Parceria: Cenpec e Secretarias Municipais de Educação dos três municípios.

Doação de kits pedagógicos (baús), livros de literatura Infantojuvenil e jogos matemáticos para 10 escolas públicas (urbanas e rurais) e 3 bibliotecas municipais.

Sessões de contação de histórias para mais de 2.000 alunos da educação infantil e do ensino fundamental (1º ao 5º ano).
  • Formação Profissional de Jovens: Cursos Técnicos – abertura de mais de 200 vagas/ano para os cursos técnicos em açúcar e álcool, logística, agropecuária e zootecnia – Parceria: Secretaria de Educação do Estado do Tocantins e Colégio Agrícola Dr. José de Souza Porto. Formatura em 2014 da 1ª turma do curso técnico em açúcar e álcool com 26 alunos.

Juventude Integrada – formação de 230 jovens em educomunicação (oficinas de rádio, web blog e fotografia)– Parceria com o CENPEC, Instituto de Arte Tear, CENAFIS e Secretaria de Educação do Estado do Tocantins.
  • Valorização da cultura local - Realização de jornada cultural em parceria com o Centro de Memória Bunge abordando a temática de Patrimônio Histórico Imaterial – Parceria: IPHAN. Início do projeto de implantação do Museu a Céu Aberto com a identificação do patrimônio histórico material e imaterial das três cidades – Parceria: Centro de Memória Bunge.
  • Formação de servidores públicos municipais - Formação nas áreas de licitações e contratos; gestão de convênios e contratos; elaboração de diretrizes orçamentárias e orçamento municipal; gestão e controle orçamentário e financeiro.
  • Fortalecimento de Conselhos Municipais - Reestruturação dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e dos Fundos da Infância e Adolescência dos três municípios – Parceria: Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). Criação do Conselho de Acompanhamento das ações de juventude nos três municípios.
  • Planos e projetos de infraestrutura (saneamento)
    • Apoio à criação do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos formado pelos 3 municípios;
    • Elaboração de projeto executivo de aterro sanitário para atender os 3 municípios – Parceria: Universidade Federal do Tocantins;
    • Doação de terreno para implantação do aterro sanitário;
    • Apoio à elaboração dos projetos executivos de saneamento (água e esgoto) para os três municípios – Parceria: Agência Tocantinense de Saneamento (ATS);
    • Elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos;
    • Início da elaboração do Plano Municipal de Saneamento de Pedro Afonso – Parceria: Prefeitura de Pedro Afonso e Instituto Inovação da Amazônia.
  • Planos Diretores Urbanos - Elaboração dos Planos Diretores Urbanos dos municípios de Pedro Afonso e Bom Jesus do Tocantins – Parceria: Prefeituras e Universidade Federal do Tocantins (em andamento).
  • Encontros Públicos - 22 encontros com a comunidade, poder executivo municipal e poder legislativo municipal para apresentação das ações em andamento na região e os resultados alcançados.
  • Relacionamento com a comunidade - 52 encontros do Grupo de Trabalho Consorciado (colegiado formado por instituições públicas e privadas e por representantes da comunidade)

No Pará o programa teve início em 2014 e contempla as seguintes frentes:

Proteção integral à criança e ao adolescente com ações nas áreas de educação, saúde e proteção social.

Fortalecimento da Gestão Pública, com foco na formação de servidores e apoio no aperfeiçoamento dos mecanismos de planejamento e gestão.

Desenvolvimento econômico, com foco na formação técnica e no desenvolvimento de empreendedores.

Arquivo

Acesse o resumo do diagnóstico que apresenta a realidade dos municípios de Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus dos Tocantins, com foco em educação, saúde, habitação e economia e o Plano de Gestão Integrada que propõem projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região.

Últimas NovidadesMais novidades

Fundação Bunge inicia novo curso para comunidade do Pará - 16/08/17 O curso está sendo ofertado gratuitamente a 20 pessoas, que terão a oportunidade de aprender noções básicas de eletricidade e instalar e reparar equipamentos de refrigeração

Ações de Proteção Integral à criança e ao adolescente desenvolvidas pela Fundação Bunge é destaque no Global Child Forum - 05/04/17 Global Child Forum, fundado pela família real sueca, foi organizado em parceria com a Unicef e a Childhood Brasil e reuniu os maiores líderes empresariais para um dia de diálogo

Projeto de reestruturação da rede de proteção social avança no Pará - 03/11/16 Encontros aconteceram nos municípios de Itaituba e Barcarena e são parte do programa Comunidade Integrada

Roda de Leitura em Tocantins
21º Encontro do Grupo de Trabalho Consorciado
Formação de Empreendedores 2012
Encontros de Formação de Educadores (TO)

Comunidade Integrada - Quem participa do programa Comunidade Integrada - Quem participa do programa

Comunidade Integrada é um programa de desenvolvimento territorial sustentável que contempla a realização de diagnósticos e estudos em socioeconomia, além de um Plano de Gestão Integrada, a fim de orientar o investimento social privado, de forma articulada e integrada com as comunidades e necessidades de cada território. Confira alguns depoimentos de quem participa do programa.

Na MídiaVeja mais