Conhecer para sustentar - Projetos - Fundação Bunge

Conhecer Para Sustentar

Projeto Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí

O Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí foi criado para compreender as questões relacionadas às fortes chuvas que atingiram o Vale do Itajaí (SC), em novembro de 2008, em que mais de 1,5 milhão de pessoas foram atingidas; propor soluções sustentáveis para minimizar impactos sociais, econômicos e ambientais, além de ações urbanísticas sustentáveis para atender os desabrigados ou em situação de risco e disseminar conhecimento.

Ele possui três fases:
  • Acompanhe mais informações sobre o projeto Ações urbanísticas sustentáveis para novo bairro na cidade de Gaspar: O projeto para abrigar 119 famílias está pautado em princípios sustentáveis como sistema de drenagem, sistema de tratamento de esgoto biológico, entre outros.
  • Disseminação do conhecimento com:
    Lançamento de um kit composto por livro e documentário, que apresentam o contexto histórico e geográfico das fortes chuvas, o relato do ocorrido e conseqüente mobilização de socorro às vítimas e propostas sustentáveis de recuperação da região. Traz ainda encarte direcionado ao professor, com sugestões de como o material do kit pode ser trabalhado em sala de aula.
    Promoção de debate “Os Impactos dos Eventos Extremos no sul do país”.
    Realização do seminário “Eventos Extremos no Brasil: Causas e Impactos”.
    Realização do Conhecer para Sustentar: uma reflexão sobre os eventos climáticos extremos, ciclo de palestras com o objetivo de trazer a discussão para nosso dia a dia, além de analisar seus impactos e oportunidade.
    Formação de educadores dos 22 municípios do Vale do Itajaí e entorno com o tema “Desafios da Sustentabilidade e o Compromisso da Educação”.
  • Reconstrução da escola pública Angélica Costa, de Gaspar, destruída pelas fortes chuvas, em bases ecoeficientes: telhado verde, aproveitamento de energia solar, reaproveitamento de água, entre outras.

Últimas NovidadesMais novidades

Escola Angélica Costa é inaugurada em Gaspar (SC) - 23/02/15 Escola, destruída pelas fortes chuvas que atingiram a região em 2008, foi reconstruída pela Fundação Bunge e pela Prefeitura de Gaspar

Fundação Bunge recebe
Moção Honrosa - 28/11/14