Prêmio Fundação Bunge

Área: Artes - Design

Ano: 2003

Prêmio: Fundação Bunge Juventude

Síntese: Nascido em 1969, no Rio de Janeiro, é um dos jovens mais conceituados do design brasileiro na atualidade. Formado em 1993, pela Art Center College of Design, na Suiça, Luiz Augusto Índio da Costa atuou em grandes escritórios na Alemanha, na França e na Dinamarca. De volta ao Brasil em 1997, tornou-se sócio-gerente da Índio da Costa Design. Na empresa, formada por uma equipe de mais de 25 pessoas e liderada por Martin Birtel e Eduardo Azevedo, Índio da Costa já desenvolveu vários projetos premiados que se destacam pela funcionalidade, a correta utilização dos materiais, a ergonomia, a ludicidade e pelas questões estético-formais. Seu primeiro projeto foi desenvolvido no Brasil: a reforma do mobiliário urbano do Leblon. O trabalho revitalizou o bairro, ativando o comércio local, atraindo turistas e resgatando a auto-estima do morador local. Outro exemplo de seu refinado trabalho é o ventilador Spirit, que começou a planejar aos 31 anos. Inspirado nas hélices dos aviões de duas pás, o Spirit possui um design de extrema leveza, com alta tecnologia e performance superior aos melhores ventiladores de teto existentes no mercado. Seu nome foi dado em homenagem ao aviador americano Charles Linderbergh, primeiro homem a cruzar o Atlântico sozinho a bordo de um avião monomotor, o Spirit of Sant Louis, em 1927. Outra criação importante de Índio da Costa foi a caneta Compactor Surf, que lhe rendeu o Prêmio Incentivo ao Design em Utensílios Domésticos. Seu talento e competência renderam prêmios importantes como o IF Design Hannover 1998 e 2002, com o Poste Multiuso Leblon e o Spirit, respectivamente, o RED DOT 2002, com os Quiosques de Copacabana e o Abrigo SCD, o EcoDesign, concedido pela FIESP em 1998 e em 2002 e outras premiações.
Contato: Índio da Costa Design - R. Pinheiro Guimarães, 101 – Botafogo – RJ - Tel: (21) 2537-9790