Semear Leitores - Projetos - Fundação Bunge

Semear Leitores

Um programa de incentivo à leitura

O Semear Leitores é um programa que busca incentivar a prática da leitura entre crianças, de maneira prazerosa, agradável e lúdica.

Ele é composto por:

• Espaços de leitura – Consiste na estruturação de espaços de leitura lúdicos que privilegiem o fácil acesso das crianças aos livros.
  • Acervo – Os livros já existentes na escola/biblioteca são organizados e outros 500 títulos são doados pela Fundação Bunge.
  • Kit de livros – Semestralmente são enviados 15 novos títulos, totalizando 30 livros ao ano, que integram o acervo dos espaços de leitura.
  • Formação de Mediadores de leitura – Os responsáveis por estimular o gosto pelos livros e pela leitura, os chamados Mediadores de Leitura, participam de três formações durante o ano:
    • Mediação de Leitura – duas formações durante o ano, com duração de dois dias, onde são tratados assuntos como planejamento, conteúdo e avaliação pedagógicos.
    • Seminário – uma formação ao ano em formato de seminário, aberta aos educadores para estimular a troca de experiências em mediação de leitura.
  • Espaço Web – Acompanhamento dos trabalhos realizados por meio do universo online – Blog Semear Leitores e Facebook Semear Leitores. Estes espaços visam a troca de experiências e de informações entre mediadores de leitura e demais pessoas interessadas no tema e na prática da leitura.
  • Voluntariado – Os espaços de leitura contam com o trabalho voluntário de funcionários da Bunge, que fazem parte do programa Comunidade Educativa, da Fundação Bunge, nas regiões onde a empresa está presente.

Já são 20 espaços de leitura Semear Leitores presentes em sete estados – RS, SC, PR, SP, MG, BA e TO.

Franquia Semear Leitores
Visando a troca de conhecimentos e a expansão do programa, a Fundação Bunge transformou o Semear Leitores em uma franquia social. Ela transfere ao franqueado seu conhecimento e dá apoio aos seus parceiros. O Semear Leitores conta com quatro espaços franqueados nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

O Comunidade Educativa

Em 2002 a Fundação Bunge criou o Comunidade Educativa, programa de voluntariado corporativo da Bunge Brasil, que tem por objetivo estimular a leitura em escolas e espaços comunitários. Desde então, o trabalho foi sendo expandido e chegou a 12 localidades brasileiras. Em 2013, para ampliar ainda mais sua atuação na área de incentivo à leitura, a Fundação Bunge criou o Semear Leitores e o Comunidade Educativa passou a fazer parte deste programa nas localidades onde o voluntariado está presente.

Faça download da nossa
política de voluntáriado em PDF (70 Kb)

A Fundação Bunge realiza Encontros Nacionais de Voluntários. São momentos de integração, troca de experiências e confraternização. Acesse as duas últimas edições:

Histórias de quem faz história Campanha Voluntariado 2011

Comunidade Educativa pelo Brasil

• Presente em 09 Estados brasileiros - RS, SC, PR, SP, MG, BA, PI, PE e MT
  • 19 escolas e instituições
  • 5.523 crianças atendidas
  • 349 professores
  • 430 voluntários

Para mais informações sobre as ações do Comunidade Educativa pelo Brasil, clique nos links abaixo:

Mapa Brasil