Sala de Imprensa - Fundação Bunge

Releases Veja mais

Artigos Veja mais

Imagens para download Ver todas

Área para profissionais de imprensa acessarem imagens em alta resolução dos programas desenvolvidos pela Fundação Bunge.

Pesquisa de todas as imagens por categoria

Logo Andi

Visite o site da ANDI para questões sobre os direitos da criança e do adolescente.

Fale com nossa assessoria

CDN Comunicação Corporativa

Marleide Rocha - (11) 3643 2790 - marleide.rocha@cdn.com.br

Erick Paytl - (11) 3643-2919 - erik.paytl@cdn.com.br

Fundação Bunge em números

Ano de fundação: 1955
Investimento 2013: R$ 8,6 milhões
Comunidade Educativa pelo Brasil
Ação Voluntária
Presente em 09 Estados brasileiros - RS, SC, PR, SP, MG, BA, PI, PE e MT
38 escolas atendidas
10.254 alunos
584 professores
321 voluntários
Centro de Memória Bunge
65 Jornadas Culturais, que reuniram 3.532 pessoas
54 exposições em 20 anos
261.818 pessoas atendidas em 20 anos
Mais de 323 mil imagens - fotos em papel, diapositivos de vidro, cromos, gravuras, pinturas e mapas.
Cerca de 1.300 caixas com documentos variados
Mais de 3.776 peças de audiovisual
Mais de 1.200 peças que documentam a evolução dos costumes, técnicas e processo industriais, design, marketing e propaganda
Prêmio Fundação Bunge
175 contemplados, sendo:
112 contemplados na categoria "Vida e Obra"
63 contemplados na categoria "Juventude"
Comunidade Integrada
Presente em três cidades do estado de Tocantins – Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins.
O investimento da Fundação Bunge nas ações do programa somará R$ 5 milhões, em cinco anos (2010 e 2015), sendo que entre 2010 e 2013, já foram investidos R$ 3,7 milhões.
FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES LOCAIS: 12 cursos de formação envolvendo mais de 80 empresas - Parceria: SEBRAE/TO e COAPA.
INCLUSÃO PRODUTIVA E ASSOCIATIVISMO:
- 2 cursos de empreendedorismo e associativismo atendendo mais de 70 mulheres – Parceria: Sebrae/TO e Clube de Mães de Pedro Afonso;
- 4 cursos de vestuário para 70 mulheres da comunidade e associadas do Clube de Mãe de Pedro Afonso – Parceria: Senai/TO.
FORMAÇÃO PROFISSIONPROGRAMA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES:
- Participação de mais de 390 professores, coordenadores pedagógicos, diretores e técnicos das redes públicas municipais envolvidos nas atividades de formação e seminários de educação – Parceria: Cenpec e Secretarias Municipais de Educação dos três municípios;
- Doação de kits pedagógicos, livros de educação infantil e ensino fundamental (1º ao 5º) e jogos matemáticos para 10 escolas públicas (urbanas e rurais) e 3 bibliotecas municipais;
- Realização de sessões de contação de histórias para mais de 2.000 alunos da educação infantil e do ensino fundamental (1º ao 5º ano).
FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS
- Curso Técnico em Açúcar e Álcool - abertura de duas turmas do curso técnico em açúcar e álcool com 80 alunos matriculados – Parceria: Secretaria de Educação do Estado do Tocantins e Colégio Agrícola Dr. José de Souza Porto.
- Juventude Integrada – projeto de formação de jovens em educomunicação (oficinas de rádio, web blog e fotografia) participação de mais de 130 jovens – Parceria com o CENPEC e Secretaria de Educação do Estado do Tocantins.
VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL
Realização de Jornada Cultural em parceria com o Centro de Memória Bunge abordando a temática de Patrimônio Histórico Imaterial – Parceria: IPHAN.
FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS nas áreas de licitações e contratos; gestão de convênios e contratos; elaboração de diretrizes orçamentárias e orçamento municipal; gestão e controle orçamentário e financeiro.
FORTALECIMENTO DE CONSELHOS MUNICIPAIS
- Reestruturação dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e dos Fundos da Infância e Adolescência dos três municípios – Parceria: Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS);
- Criação do Conselho de Acompanhamento das ações de juventude nos três municípios.
RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE
47 encontros do Grupo de Trabalho Consorciado (representantes de instituições públicas e privadas e da comunidade).
PLANOS E PROJETOS DE INFRAESTRUTURA (SANEAMENTO)
- Apoio à criação do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos formado pelos 3 municípios;
- Elaboração de projeto executivo de aterro sanitário para atender os 3 municípios – Parceria: Universidade Federal do Tocantins;
- Doação de terreno para implantação do aterro sanitário;
- Apoio à elaboração dos projetos executivos de saneamento (água e esgoto) para os três municípios – Parceria: Agência Tocantinense de Saneamento (ATS);
- Elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
PLANOS MUNICIPAIS
Elaboração dos Planos Diretores Urbanos dos municípios de Pedro Afonso e Bom Jesus do Tocantins – Parceria: Prefeituras e Universidade Federal do Tocantins.
ENCONTROS PÚBLICOS
21 encontros com a comunidade, poder executivo municipal e poder legislativo municipal para apresentação das ações em andamento na região e os resultados alcançados.