Linéia no Jardim de Monet

INÍCIO

Aquecimento – Com a música do grupo Palavra Cantada :Ora Bolas  

http://letras.mus.br/palavra-cantada/286862/

Oi, oi, oi… olha aquela bola

A bola pula bem no pé, no pé do menino

Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!

Onde ele mora! Mora lá naquela casa!

Onde está a casa! A casa tá na rua!

Onde está a rua! Tá dentro da cidade!

Onde está a cidade! Do lado da floresta!

Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!

Onde está o Brasil,ta na América do Sul continente americano cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta.

E como é o planeta!

O planeta é uma bola que rebola lá no céu. (biz)

1ª PARTE

Primeiro: ouvir a música e cantarolar com o grupo.

Segundo:  entregar o globo terrestre inflável (bola mundo) para o grupo passar de um para outro. Caso não tenha um inflável use um globo terrestre comum da escola.

Quando a música para uma das questões é respondida pela criança.

Onde vivo tem:

  • Jardim?
  • Flor ou flores? De que cor ou que cores?

Depois do mundo ter passado nas mãos de todos, a conversa continua.Nós vivemos em um país chamado Brasil, encontre no globo nosso país.Mas nossa história não acontece no Brasil.Quem quer dar um palpite de onde acontece nossa história ?

O TÍTULO DO NOSSO LIVRO É:

                                “LINEIA NOS JARDINS DE MONET”

FOI ESCRITO POR: Christina Bjork

ILUSTRADO POR: Lena Anderson

TRADUZIDO POR: Ana Maria Machado

Ela é da França! Achem este outro país no globo.

 CONVERSAR UM POUCO SOBRE A DISTANCIA ENTRE OS PAISES. O QUE ELES SABEM DA FRANÇA, O QUE SABEM DO BRASIL. EXPLORAR O GLOBO A PARTIR DOS DOIS PAISES.

Nesta história tem duas pessoas que são amigas. Elas nos convidam a viajar para conhecer um jardim lá na França!

Os personagens do livro são:

Lineia – uma menina de uns 9 ou 10 anos que ADORA FLORES!

Sr. Silvestre: era seu vizinho, um senhor de mais de 50 anos. Ele tem uma profissão que encantava Linéia, embora já estivesse aposentado, ele trabalhou como Jardineiro! Por isso também adora jardim.

* LER PARA AS CRIANÇAS O POEMA:

“ Flores alimentam sonhos,

dão de comer aos olhos,

arrumam e desarrumam

formas e cores”.

Fonte: MURRAY, Roseana: Desenhos de Roger Mello. – Jardins – Ed. Manatti, Rio de Janeiro – RJ – 2011. (livro do nosso acervo do Pé de livro).

Deixar as crianças imaginarem como é cada um.

Desenhar – ou não.

Montar um boneco – ou não.

Descrever oralmente. A Lineia e o Sr. Silvestre.

Depois da descrição feita pelas crianças.

LER A PRIMEIRA PARTE DA HISTÓRIA.  Pagina 5 e 6.

* Plástica

  • As cores da França – Bandeiras : BRASIL e FRANÇA.
  • E nossos personagens – em bonecos ou em desenho

2ª PARTE

JÁ ESTAMOS NA FRANÇA.

Aquecimento:Por isso vamos ouvir uma música francesa!

http://youtu.be/zsxuynmMc-w – Alouete

http://youtu.be/rLr3o1DULUM – Frere Jaques

https://www.youtube.com/watch?v=yi9ef0dmz2w – eu gosto de fruta.

https://www.youtube.com/watch?v=7hN8HMaaQSs&feature=related

Sr. Silvestre levou a Lineia para conhecer um jardim especial de um grande pintor francês Claude Monet.

MONET – vamos ver alguns quadros de Monet.

Será que alguém já viu algum quadro deste artista?

Mostrar as obras e ouvir os comentários do grupo.

Depois mostrar o video do link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=txvEpUURx4E&feature=youtu.be

Monet, nasceu em Paris em 1840. Faleceu e foi enterrado no ano de 1926 em GIVERNY, onde está sua casa com este Jardim que a Linéia e o Sr. Silvestre foram visitar.Monet se inspirava no Jardim da sua casa para pintar, ele também gostava muito de flores e das cores.

PLASTICA:  O JARDIM

Sair com o grupo de crianças para observar o entorno. Dividir o grupo para contar quantas árvores existem no caminho percorrido, quantos terrenos vazios tem, quantos jardins encontraram.

Na volta do passeio o educador pode apresenta um craft no formato do caminho percorrido, e cada sub grupo coloca o que observou através de uma colagem.

-          as árvores

-          os terrenos vazios

-          os jardins –  com as cores eles tem

UMA RODA DE CONVERSA:

Já que nossos personagens gostavam muito de jardim, vamos brincar de inventar jardim?

Aqui perto tem jardim?

Como vc faria um jardim aqui? Qual o desenho dele? Quais as cores das flores vc gostaria que ele tivesse ?

Divide o grupo de crianças e cada grupo vai desenhar com uma colagem o jardim que imagina.

MATERIAL:

Papel craft

Canetão

Cola

Retalhos de papel coloridos (color set ou revistas)

Sem tesoura! Recortar os papéis com as mãos.

Agora que temos o nosso jardim; vamos viajar com a Linéia e o Senhor Silvestre para conhecer o Jardim de Monet:

3ª PARTE

A IDA PARA GIVERNY – O ENCANTAMENTO DO JARDIM.

Aquecimento:Retomar os painéis dos jardins que os grupos montaram colocar no centro da Roda.Juntar a eles as obras já selecionadas de Monet.

Abrir a conversa:

O que haverá neste jardim?

Qual será o tamanho dele?

Haverá canteiros de flores, ou só um pouco de flores na frente da casa?

De que cor será a casa de Monet?

Depois da conversa e das hipóteses levantadas pelas expectativas dos grupo, dar início a Leitura, sem mostrar as imagens.Pedir que cada um se acomode de maneira mais confortável possível para ouvir e imaginar tudo que vai acontecer na história.Ler com as crianças da pagina 16 a pagina a 31.Depois da Leitura apresentar o jardim:

Vamos ver esse jardim?

Em ppt apresentar fotos dos jardins: (scanear paginas do livro que mostram o jardim).Livro da Linéia paginas 20 e 21.

Algumas flores do jardim.Depois de ver algumas flores e seus nomes

Ver a sequencia da Ponte Japonesa que está no livro.

https://www.youtube.com/watch?v=9QdjMt7_fUo&feature=fvsr

Ler o pensamento da Linéia:

“É engraçado o que acontece quando a gente pensa muito em  uma  coisa e depois ela acontece de verdade. Quase sempre é um pouco diferente.”(pensamento da Linéia na pagina 19).

Abrir a conversa:

A Linéia tem razão? Sim não e Por que?

Deixar as crianças falarem se quiserem.

4ª PARTE – A Obra Prima! As Ninféias

Na visita ao jardim nossa amiga Linéia, escolheu  desenhar só uma das flores.

Será que é porque rima com o nome dela?

Linéia rima com?  NINFÉIA.

É uma flor que fica lá no Lago do Jardim.

Esta mesma flor impressionava muito Monet, tanto que ele também a pintou muitas vezes. Ler com o grupo a pagina 36 e 37.

Vamos ver essa Obra Pirma?

https://www.youtube.com/watch?v=8L2T-Nyocx8&feature=related

Scanear para projetar em ppt a imagem do livro pagina – 29 (círculo com as nínfeias) 36 e 37 (uma das telas das Ninféias). Sacnear a contra capa do livro, para projetar em ppt.Conversar com as crianças:

Como será que Monet fez essa obra?

Desenhou e pintou?

Ou pintou direto na tela?

Vamos ver uma Ninféia bem de perto?

BRINCAR COM O OLHAR:

De perto o que parece?

E de longe?

Será que os outros quadros também tem este mesmo efeito de perto e de longe?

Ter as imagens novamente em mãos, e deixar as crianças brincarem

PLÁSTICA:

Dividir o grupo com quarto crianças cada grupo.

Pintar um canteiro de flores. Fazendo a impressão no papel.

MATERIAL para cada grupo:

2m de papel grafit

Guache amarelo/ azul/ vermelho/branco

Quadradinhos  de espuma.

Expor os canteiros pintados.

FINAL:

No livro da “Lineia no Jardim de Monet” de Christina Bjork e Lena Anderson, tem muita coisa ainda a ser descoberta lá da França!

Quem quiser saber mais coisas de lá, se são parecidas com as de cá, é só continuar com o livro.

A Lineia gostou tanto da viagem e do jardim que ela conheceu, que quando chegou da viagem quis fazer um Jardim para ela!Isso rendeu outro livro de história, cheio de dicas de como plantar um belo jardim!

Está no livro “Linéia e seu jardim.”

Ler é assim:

 

“Entrou por uma porta

Saiu pela outra,

Quem quiser que conte outra!”.

Em alguém nasceu a vontade de ter um jardim?

 

Contribuição da consultora  Rosana Padial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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