ATRÁS DA PORTA

ROTEIRO PEDAÓGICO

Público alvo: 3º e 4

1.  OBJETIVOS:
  •  Instigar os alunos a trocar a ideia da autora por suas ideias e depois compará-las;
  •  Desafiar nos alunos a curiosidade e o gosto pela aventura de um livro;
  •  Contribuir para a melhoria na qualidade da leitura e escrita
  •  Investir na construção de textos coletivos;
  •  Trabalhar com erros e acertos do grupo;
  •  Valorizar e respeitar os idosos;

2. ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS INICIAIS:

•   Exploração do livro: forma, textura, cheiro,…
  •   Apresentar uma  pequena sínteses da autora e ilustradora
  •   Pelo desenho da capa que outro título poderia ter este livro, na opinião de vocês?

3.  ATIVIDADE DE LEITURA – primeira parte do livro:

O professor deve ler a primeira parte e deixar em suspense o que há atrás da porta… Suspense total, curiosidade…

Quando da leitura deve levar em conta algumas características fundamentais de um mediador de leitura (tom da voz, apresentação das imagens, suspense, algum adereço que aponte para a história…). Essa leitura deverá ser feita até o momento que Carlinhos descobre uma porta secreta e ai permitir  vários vôos imaginários, vôos rasantes e profundos…

Entrar num diálogo desafiador:

•  O que poderá haver atrás da porta? (Registrar algumas ideias dos alunos)
  •  Quando a gente se depara com uma coisa secreta como que a gente fica?
  •  Vocês querem ver o que tem atrás da porta?
  •  Alguém tem uma avó que conta histórias?
  •  Quem mora com uma avó?

4. ATIVIDADE DE ESCRITA:

Separar a turma em pequenos grupos propondo que eles escrevam ou  verbalizem o que eles acham que há atrás da porta e dêem um final para a história. Neste caso o professor pode fazer pequenos textos coletivos ou um texto coletivo da turma.

Apresentação do texto construído – Os grupos apresentam os finais escritos. Se quiser pode se destacar um como o mais criativo

A partir da produção textual coletiva pode colocar no Power Point a escrita das crianças e tal como foi escrita (escanear ou digitar o texto) e, juntamente com o grupo, reorganizar palavras, sinais gráficos de acentuação e corrigi-los, se for preciso;

5.  ATIVIDADE: TROCANDO IDEIAS POR IDEIAS:

•  O mediador de leitura volta a ler o restante do livro, dando ênfase ao final, as comparações entre as ideias trocadas entre os escritores;
  •  As crianças, após construírem suas ideias também vão comparar com as da autora;
  • Abrir espaço para discussões sobre o tema

6. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES:

Exposição de textos, desenhos, cartazes, colagens e montagens da porta misteriosa  e de outros personagens que aparecem no decorrer da história;

Criação de uma peça teatral e  encenação,…

7.       AVALIAÇÃO:

Será feita através da observação pelo envolvimento, criatividade e participação dos alunos na atividade.

OBSERVAÇÃO:

Essa atividade pode ser realizada com várias turmas da escola ao mesmo tempo. Juntam-se todos os alunos num espaço e faz-se o mesmo procedimento já descrito. Após cada turma, com seu respectivo professor vai para a sua sala de aula e constrói o texto coletivo, fazendo a apresentação para o grande grupo, num segundo momento. Pode se escolher o final mais criativo. Para finalizar não podemos esquecer-nos de ler a segunda parte do livro, pois estamos trabalhando com um livrode uma autora.

Criado por Maria Mirta Calhava